Conselhos, Comitês e Diretoria

Diretoria conselho e comites

Conselho de Administração

 

Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
José Ignacio Sánchez-Galán Presidente 08/09/2017 24/08/2019
Formado em engenharia industrial pela Escola Superior de Engenharia (ICAI), da Universidade Pontificia Comillas (Madri). Licenciado em Administração de Empresas e Comércio Exterior da ICADE, Universidade Pontificia Comillas (Madri) e diploma em Administração Geral de Empresas e Comércio Exterior da Escola de Organização Industrial (EOI) de Madri. Atualmente detém os cargos de Administrador em várias empresas do grupo Iberdrola. Antes de se juntar à Neoenergia, ocupou cargos de administração na Sociedade Española do Acumulador Tudor S.A. (Grupo Exide) e atuou como diretor e gerente geral da Indústria de Turpopropulsores S.A. Ocupou também o cargo de presidente da Eurojet e Airtel Móvil (Vodafone Espanha). Possui diplomas honorários das universidades de Salamanca, Edimburgo e Strathclyde, onde é professor visitante. Atualmente preside o grupo de serviços públicos no Fórum Econômico Mundial e é membro do comitê de direção da mesa redonda européia de indústrias. Também é membro da Global Sustainable Electricity Partnership e do Grupo Magritte. Em 2014, o Sr. Galán recebeu o Prêmio de Capitalismo Responsável da FIRST, uma organização multidisciplinar de assuntos internacionais.
José Sainz Armada Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Formado em direito e administração de empresas pela ICADE na Pontifícia Universidade de Comillas e um MBA do INSEAD. Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Iniciou sua carreira profissional na JP Morgan e, posteriormente, ocupou vários cargos na Corporação Bancaria de España, onde foi CFO de 1996 a 2000. Trabalhou no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, como Gerente Geral de Gestão de Ativos de 2001 a 2002 e Diretor Gerente de Valor Corporativo de 2000 a 2001. Também é membro do conselho da Jarama Desarrollos Inmobiliarios, SL e presidente da Querada, SL.
Juan Carlos Rebollo Liceaga Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Formado em administração de empresas, especializado em finanças, pela Universidade Comercial de Deusto Aualmente detém cargos de administração em várias empresas com o grupo Iberdrola. Anteriormente, trabalhou na Arthur Andersen & Co.
Mario José Ruiz-Tagle Larrain Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Formado em Direito pela Universidade Diego Portales e com MBA pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Possui grande experiência no setor de Energia. Foi presidente do Conselho de Administração da Empresa de Água de Los Lagos – ESSAL; da Empresa Elétrica Lican S.A.; e da Sociedad Iberoamericana de Energia – IBENER S.A.; Atualmente, Diretor Presidente do Grupo Neoenergia e Membro Titular do Conselho de Administração da Neoenergia S.A.
Pedro Azagra Blazquez Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Diretor de Desenvolvimento do Grupo Iberdrola. O Sr. Azagra Blazquez formou-se em Administração de Empresas e em Direito pela Universidade Pontifícia de Comillas – ICADE e possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Chicago, Graduate School of Business. Atualmente, também ocupa os cargos de membro do Comitê Executivo do Grupo Iberdrola e da Avangrid, Inc., Membro Executivo do Conselho de Administração da Avangrid, Inc., Membro do Conselho de Administração da Neoenergia Brasil Brasil e Siemens Gamesa Renewable Energy e Membro do Comitê de Auditoria da Neoenergia Brasil. Entre outras funções, ele já foi responsável pelos negócios nos EUA do Grupo Iberdrola e atuou como Diretor de Estratégia, responsável pelas atividades de M&A do Grupo Iberdrola. O Sr. Azagra Blazquez também atuou como membro do Conselho de Administração da Iberdrola México, Energy East, Rochester Gas and Electric, New York State Electric and Gas Corporation, Iberdrola Portugal e Rokas. Ele foi membro do Comitê de Auditoria e Conformidade da Iberdrola México. Antes de ingressar na Iberdrola, atuou na área de Investment Banking do Morgan Stanley, executando fusões, mandatos de consultoria, ofertas de ações e ofertas de dívida. Também é professor de Finanças Corporativas e Fusões e Aquisições na ICADE.
Santiago Matias Martínez Garrido Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Formado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid, graduado em Direito Empresarial pelo Centro Universitário San Pablo CEU, graduado da IESE Business School (Instituto de Estudos Superiores da Empresa – IESE) na Universidade de Navarra e com doutorado da Universidade Autônoma de Barcelona Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Anteriormente atuou como procurador do Estado na Suprema Corte de Justiça da Catalunha e Castilla-La Mancha e no Ministério do Interior, como diretor do departamento jurídico do Ministério da Justiça. Também atuou como Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça da Espanha e do Secretário de Justiça da Espanha de 2000 a 2004. Foi membro do Conselho de Curadores da Royal Academy of Jurisprudence and Legislation em Madrid desde 2014. Além disso, atuou como membro do conselho de administração da Transmediterránea, Infoinvest e da Sociedad Estatal de Exposiciones Internacionales. Membro da Associação de Advogados de Madrid e advogado do governo regional de Castilla e León e do Conselho de Estado.
Marcus Moreira de Almeida Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense – UFF e com MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desenvolveu sua carreira no Banco do Brasil S.A., atuou como diretor executivo da Brasilcap Capitalização S.A. e foi membro do conselho fiscal da Kepler Weber S.A. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Investimentos da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.
Márcio Hamilton Ferreira Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Graduado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas. É funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1986, onde foi Diretor de Mercado de Capitais e Investimentos, Diretor de Finanças e Diretor de Crédito. Em 2017 assumiu a Vice-presidência de Controles Internos e Gestão de Riscos. Foi Diretor de Investimentos da Previ e Diretor Presidente da BBDTVM. Atuou como Conselheiro de Administração na Companhia de Pernambuco -Celpe, na Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A e na Invepar. Também integrou o Conselho Fiscal da Cielo. Atualmente é membro da Diretoria Executiva da Febraban, Presidente do Conselho de Administração da BBDTVM e Conselheiro de Administração na Brasilcap Capitalização S/A e Neoenergia S/A.
Márcio Luiz Moral Membro Titular 24/08/2017 24/08/2019
Formado em análise de sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), possui pós-graduação em análise de sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e MBA em Marketing pela Fundação Dom Cabral e Advanced Management Program da IE Business School (Madrid/Espanha). É Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil Aktiengesellschaft – BB AG (Viena/Áustria), e membro do Conselho de Administração do BB Securities Limited (Londres – Inglaterra), Banco do Brasil Securities LLC (Nova Iorque – EUA) e BB Securities Asia Pte. Ltd (Cingapura/Ásia). Desde 2015 atua como diretor executivo do Banco do Brasil S.A., e já exerceu os cargos de Gerente Executivo na Diretoria Corporate Bank e na Diretoria de Negócios Internacionais, e foi administrador da agência do BB em Lisboa/Portugal.
Mauro Ribeiro Neto Membro Titular 03/04/2019 24/08/2019
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (MG); L.L.M. em Direito Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Desempenhou a função de Diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Empresas Estatais – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – MPDG, de agosto de 2016 até janeiro de 2019; Procurador da Fazenda Nacional da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN – Coordenação-Geral de Assuntos Societários da União – CAS – de 2013 a agosto de 2016; Membro do Grupo Executivo da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União – CGPAR – 2016/2017 e Membro da Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais – CCMGE da Bovespa (atualmente B3) – biênio 2017-2019. Atualmente desempenha a função de Assessor Especial do Presidente do Banco do Brasil desde janeiro de 2019, além de atuar como Professor de Direito Empresarial e Mercado de Capitais da Graduação e Pós- Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP – desde 2016, Coordenador da Pós-Graduação em Direito Corporativo e Governança Empresarial do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP – desde 2017; Professor convidado de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e da Fundação Dom Cabral – FDC – desde 2016 e Professor do L.L.M em Direito Empresarial do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC – desde 2015.
Asis Canales Abaitua Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Formado em administração e economia pela Universidade Comercial de Deusto. Ocupa atualmente cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Também é vice-presidente da Fundação Tecnalia Research & Innovation, da Câmara de Comércio de Bilbao e da Confederação Empresarial da Biscaia (Bizkaiko Enpresarien Konfederazioa – CEBEK). Além disso, é membro do conselho executivo da Agência Basca de Inovação (Berrikuntzaren Euskal Agentzia – Innobasque).
Ignacio Cuenca Arambarri Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Formado em economia pela Universidade Autônoma de Madri, graduado em desenvolvimento executivo pela IESE Business School da Universidade de Navarra e com pós-graduação em economia industrial pela Universidade Carlos III de Madrid Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola.
Francisco Javier Hernando Isla Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Comercial de Deusto. Ocupa atualmente cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Atuou como membro do conselho de administração da Medgaz S.A.
José Angel Marra Membro Suplente 06/09/2018 24/08/2019
Possui Graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de Comillas (ICAI), completou MBA e o General Management Program (PDG) do IESE da Universidade de Navarra, fazendo também parte da primeira edição da versão executiva do IMD Global Leadership Program.
Anteriormente, trabalhou no setor financeiro (BBVA) e como vice-diretor financeiro na Indra Sistemas, S.A. Com extensa carreira profissional, ingressou na Iberdrola em 2009 como CFO da Iberdrola Renovables, desempenhando diferentes funções a nível global. Foi presidente do Conselho de Administração da Scottish Power Renovables, membro do Conselho da Iberdrola Renewables Holding Inc. (IRHI-EUA) e Presidente do Comitê de Auditoria. Em 2011 assumiu o cargo de Diretor de Serviços Comerciais e em 2015 foi nomeado Diretor de Serviços Globais da Iberdrola Renovables. Atualmente possui o cargo de Diretor de Recursos Humanos e Serviços Gerais.
Miguel Gallardo Corrales Membro Suplente 18/01/2018 24/08/2019
Departamento de Desenvolvimento Corpotativo do Grupo Iberdrola
Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Complutense de Madrid e Diploma Universitária em Negócios Internacionais pela Lancashire Business School (Reino Unido)
Desenvolveu sua carreira profissional na Deloitte and American Appraisal até sua incorporação à Iberdrola.
Justo Garzón Ortega Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Graduado em Direito e Letrado em Assessor de Empresas pela Universidade Pontifícia de Comillas na Espanha, possui MBA em direito comercial pela FGV e diploma corporativo da Universidad Adolfo Ibáñez – UAI. Construiu sólida carreira no setor financeiro nos Serviços Jurídicos do Banco Santander. Também foi professor universitário em Direito Mercantil na Universidade Excoex da Espanha. E posteriormente sendo Secretário do Conselho de Administração e Diretor de Serviços Jurídicos da Iberdrola Brasil S.A. – Grupo internacional que opera na área de energia elétrica em seus diversos campos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola, tais como membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A. e Elektro S.A.
Ives Cezar Fulber Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Formado em administração pela Universidade Paulista – UNIP, com aperfeiçoamento em finanças corporativas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em administração para altos executivos pela FGV, possui também MBA (especialização) em administração pública pela FUNDACE/USP. Construiu uma carreira sólida no Banco do Brasil, onde trabalhou por 33 anos (Julho/82 – Novembro/15), nos últimos anos atuou como Diretor de Gestão de Riscos tendo sido também Diretor de Agronegócios, além de ter desempenhado outras funções executivas no Brasil e no exterior. Atuou também como Diretor de Investimentos da PETROS no período de Junho a Outubro de 2016. Conselheiro certificado pelo IBGC participou como conselheiro de administração da BB Securities Asia Pte. Ltd., BB Securities Ltd., Banco do Brasil Securities LLC, BB AG Vienna, Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – CELESC e COSERN; e como conselheiro fiscal da IRB – Brasil Resseguros SA, BB Seguros, Brasilcap Capitalização SA e BB Consórcios.
Aires Hypolito Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Formado em linguística pela USP, pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e com MBA em marketing pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi presidente da Cartão BRB, diretor executivo do Banco do Brasil, do Banco de Brasília, da BB Turismo e da Business to Business Informática Brasil. Também foi membro dos conselhos de administração da Visanet, Cobra Tecnologia, Brasilseg Participações, Seguros BRB e Cartão BRB, membro do comitê consultivo da BB Turismo e membro do comitê executivo do SEBRAE Nacional.
Alexandre Tujisoki Membro Suplente 24/08/2017 24/08/2019
Formado em economia pela USP, com MBA em gestão de negócios corporativos pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e pós-graduação na área de administração de empresas pela Fundação Dom Cabral. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Financeiro da AB Concessões S.A., Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da concessionária Rodovias das Colinas S.A., Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da concessionária Triângulo do Sol Auto Estradas S.A., Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da concessionária da Rodovia MG-050 S.A. e membro do Conselho de Administração da concessionária Rodovias do Tietê S.A..
Denísio Augusto Liberato Delfino Membro Suplente 06/09/2018 24/08/2019
Possui Graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa, sendo Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2002, ocupou o cargo de Gerente Executivo da Diretoria de Governança Corporativa e atuou na Secretária de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Como conselheiro, atuou na BB Turismo, SESCOOP, Autoridade Pública Olímpica, PRONATEC, entre outras. Atualmente Gerente Executivo no Banco do Brasil, na Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura.
Conselho Fiscal

 

Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
Francesco Gaudio Presidente 17/04/2019 AGO 2020
Formado em contabilidade e administração pela Faculdade Moraes Júnior. Foi diretor do Banco Dracma S.A., Mesbla Serviços Financeiros S.A. e Fininvest S.A. e ocupou cargos em empresas do grupo Iberdrola. Também foi sócio-gerente da MM III Assessoria e Factoring Comercial Ltda.
Eleito pelo controlador
Eduardo Valdés Sanchez Membro Titular 17/04/2019 AGO 2020
Formado em Engenharia pela Universidade Politécnica de Madri, com MBA pela IESE Business School da Universidade de Navarra e MBA da Tuck School of Business no Dartmouth College. Fundador, CEO e membro do conselho de administração do Grupo Inovainfo. Foi também proprietário e membro do conselho de administração da Expansão Tower Cessão de Infraestrutura, diretor geral e membro do Comitê de Direção da Telecom Italia Mobile Brasil, CEO e membro do conselho de administração da Iansã Energia e Participações e sócio-gerente da AN2O Participações.
Eleito pelo controlador
João Guilherme Lamenza Membro Titular 17/04/2019 AGO 2020
Formado em contabilidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é sócio-gerente da Ampla Serviços Contábeis.
Eleito pelo controlador
Vera Lucia de Almeida Pereira Elias Membro Titular 17/04/2019 AGO 2020
Graduada em contabilidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciada em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e com MBA em finanças e governança corporativa pela IBMEC. Antes de se juntar à Neoenergia, trabalhou na Vale S.A. e na PWC, foi membro do Conselho Consultivo e do Comitê Financeiro da Fundação Vale do Rio Doce para a Segurança Social (VALIA),membro dos conselhos fiscais da Fundação Vale do Rio Doce para a Habitação e Desenvolvimento Social, da NorteEnergia e da SPE Copacabana Design Hotel. Também é diretora de normas internacionais e controladoria da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) , além de coordenadora no capítulo Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Eleita pelo controlador
Camilo Buzzi Membro Titular 17/04/2019 AGO 2020
Formado em economia pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e pela MBA da IBMEC. Atua como Superintendente Large corporate no Banco do Brasil S.A.
Eleito pelos minoritários ordinaristas
José Antonio Lamenza Membro Suplente 17/04/2019 AGO 2020
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e sócio-gerente da Ampla Serviços Contábeis.
Eleito pelo controlador
Glaucia Janice Nietsche Membro Suplente 17/04/2019 AGO 2020
Graduada em contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e licenciada em administração pela Universidade de La Salle Bajío. Atuou anteriormnete na Camargo Correa Construções. Atualmente é gerente da Iberdrola Construção e Serviços Ltda.
Eleita pelo controlador
Marcus Vinicius Codeceira Lopes Pedreira Membro Suplente 17/04/2019 AGO 2020
Formado em Direito pela PUC-RJ, com MBA em finanças corporativas pela FGV, pós-graduação em direito corporativo e mercados de capital pela FGV e especialização em direito trabalhista pela PUC-RJ. Foi um suplente do conselho de administração da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação e suplente do conselho fiscal de Kepler Weber. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo – Diretoria de Mercado de Capitais e Infraestrutura no Banco do Brasil.
Comitê de Auditoria

 

Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
Juan Carlos Rebollo Liceaga Presidente 24/08/2017 23/08/2019
Formado em administração de empresas, especializado em finanças, pela Universidade Comercial de Deusto Aualmente detém cargos de administração em várias empresas com o grupo Iberdrola. Anteriormente, trabalhou na Arthur Andersen & Co.
Santiago Martinez Garrido Membro Titular 24/08/2017 23/08/2019
Formado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid, graduado em Direito Empresarial pelo Centro Universitário San Pablo CEU, graduado da IESE Business School (Instituto de Estudos Superiores da Empresa – IESE) na Universidade de Navarra e com doutorado da Universidade Autônoma de Barcelona Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Anteriormente atuou como procurador do Estado na Suprema Corte de Justiça da Catalunha e Castilla-La Mancha e no Ministério do Interior, como diretor do departamento jurídico do Ministério da Justiça. Também atuou como Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça da Espanha e do Secretário de Justiça da Espanha de 2000 a 2004. Foi membro do Conselho de Curadores da Royal Academy of Jurisprudence and Legislation em Madrid desde 2014. Além disso, atuou como membro do conselho de administração da Transmediterránea, Infoinvest e da Sociedad Estatal de Exposiciones Internacionales. Membro da Associação de Advogados de Madrid e advogado do governo regional de Castilla e León e do Conselho de Estado.
Pedro Azagra Blazquez Membro Titular 24/08/2017 23/08/2019
Diretor de Desenvolvimento do Grupo Iberdrola. O Sr. Azagra Blazquez formou-se em Administração de Empresas e em Direito pela Universidade Pontifícia de Comillas – ICADE e possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Chicago, Graduate School of Business. Atualmente, também ocupa os cargos de membro do Comitê Executivo do Grupo Iberdrola e da Avangrid, Inc., Membro Executivo do Conselho de Administração da Avangrid, Inc., Membro do Conselho de Administração da Neoenergia Brasil Brasil e Siemens Gamesa Renewable Energy e Membro do Comitê de Auditoria da Neoenergia Brasil. Entre outras funções, ele já foi responsável pelos negócios nos EUA do Grupo Iberdrola e atuou como Diretor de Estratégia, responsável pelas atividades de M&A do Grupo Iberdrola. O Sr. Azagra Blazquez também atuou como membro do Conselho de Administração da Iberdrola México, Energy East, Rochester Gas and Electric, New York State Electric and Gas Corporation, Iberdrola Portugal e Rokas. Ele foi membro do Comitê de Auditoria e Conformidade da Iberdrola México. Antes de ingressar na Iberdrola, atuou na área de Investment Banking do Morgan Stanley, executando fusões, mandatos de consultoria, ofertas de ações e ofertas de dívida. Também é professor de Finanças Corporativas e Fusões e Aquisições na ICADE.
Marcus Moreira de Almeida Membro Titular 24/08/2017 23/08/2019
Formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense – UFF e com MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desenvolveu sua carreira no Banco do Brasil S.A., atuou como diretor executivo da Brasilcap Capitalização S.A. e foi membro do conselho fiscal da Kepler Weber S.A. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Investimentos da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.
Denísio Augusto Liberato Delfino Membro Titular 06/09/2018 23/08/2019
Possui Graduação em Economia pela Universidade Federal de Viçosa, sendo Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2002, ocupou o cargo de Gerente Executivo da Diretoria de Governança Corporativa e atuou na Secretária de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Como conselheiro, atuou na BB Turismo, SESCOOP, Autoridade Pública Olímpica, PRONATEC, entre outras. Atualmente Gerente Executivo no Banco do Brasil, na Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura.
Javier Pastor Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Formado em administração e economia pela Universidade Comercial de Deusto. Atua como Diretor de Práticas Contábeis da Iberdrola, onde é responsável pela execução de políticas contábeis, além de coordenar e prestar apoio aos auditores externos da Iberdrola.
Justo Garzón Ortega Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Graduado em Direito e Letrado em Assessor de Empresas pela Universidade Pontifícia de Comillas na Espanha, possui MBA em direito comercial pela FGV e diploma corporativo da Universidad Adolfo Ibáñez – UAI. Construiu sólida carreira no setor financeiro nos Serviços Jurídicos do Banco Santander. Também foi professor universitário em Direito Mercantil na Universidade Excoex da Espanha. E posteriormente sendo Secretário do Conselho de Administração e Diretor de Serviços Jurídicos da Iberdrola Brasil S.A. – Grupo internacional que opera na área de energia elétrica em seus diversos campos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola, tais como membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A. e Elektro S.A.
Miguel Gallardo Corrales Membro Suplente 18/01/2018 23/08/2019
Departamento de Desenvolvimento Corpotativo do Grupo Iberdrola
Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Complutense de Madrid e Diploma Universitária em Negócios Internacionais pela Lancashire Business School (Reino Unido)
Desenvolveu sua carreira profissional na Deloitte and American Appraisal até sua incorporação à Iberdrola.
João Ernesto de Lima Mesquita Membro Suplente 24/08/2017 23/08/2019
Formado em análise de sistemas pela Universidade Estácio de Sá, com MBA em finanças e controladoria pela FGV/RJ e pós-graduação em gestão de previdência complementar pela UFRJ. Gerente de Núcleo na PREVI, é membro do conselho de administração das empresas Newtel, Invitel, Sul 116 Participações, Litel S.A., Litela S.A. e 521 Participações S.A. É o representante da PREVI em comitês de assessoramento ao conselho de administração nas empresas Neoenergia e Invepar Participações.
Comitê Financeiro
Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
Jesús Martinez Perez Presidente 24/08/2017 23/08/2019
Formado em economia pela Universidad del País Vasco e formado em finanças pela Universidade Comercial de Deusto. Ocupa cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola.
Jose A. Omaechevarria Membro Titular 28/09/2017 23/08/2019
Atua como Diretor de Análise de Investimento na Iberdrola, onde coordena a supervisão, aprovação e análise econômica dos principais projetos de investimento da Iberdrola.
Justo Garzón Ortega Membro Titular 24/08/2017 23/08/2019
Graduado em Direito e Letrado em Assessor de Empresas pela Universidade Pontifícia de Comillas na Espanha, possui MBA em direito comercial pela FGV e diploma corporativo da Universidad Adolfo Ibáñez – UAI. Construiu sólida carreira no setor financeiro nos Serviços Jurídicos do Banco Santander. Também foi professor universitário em Direito Mercantil na Universidade Excoex da Espanha. E posteriormente sendo Secretário do Conselho de Administração e Diretor de Serviços Jurídicos da Iberdrola Brasil S.A. – Grupo internacional que opera na área de energia elétrica em seus diversos campos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola, tais como membro do Conselho de Administração da Neoenergia S.A. e Elektro S.A.
Arthur Prado Silva Membro Titular 26/04/2018 23/08/2019
Formado em Direto pela Universidade Cândido Mendes, possui Pós-Graduação em Controladoria e Finanças e em Direto Tributário pela mesma Universidade, além de MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde ingressou em 1986, e onde exerceu diversas funções relacionadas à atividade bancária, com destaque para as áreas de crédito, recuperação de crédito e controles internos, até o ano 2000, quando migrou para a área de mercado de capitais do Banco, atuando na Gerência de Participações responsável pela gestão e acompanhamento das participações acionárias do BB Banco de Investimento S.A..
Em 2003, foi cedido à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, onde atua até a presente data, tendo passado por diversos cargos e funções na área de participações, sendo atualmente o responsável pela Gerência de Participações Mobiliárias e Governança da entidade, na função de Gerente Executivo. Essa gerência é responsável pela gestão e acompanhamento das participações acionárias da PREVI e do sistema de governança da entidade para suas participadas.
Ao longo dos últimos 18 anos, vem atuando como membro indicado pelo BB e pela PREVI em diversos fóruns de governança das empresas participadas por essas instituições, com destaque para Reuniões Prévias de Acionistas, Conselhos de Administração e Fiscal, e comitês de assessoramento a Conselhos e Administração, com experiência nas empresas CPFL Geração, CPFL Energia, Invepar, Neoenergia e Vale, dentre outras.
Cesar Marques Barreto Membro Titular 13/03/2019 23/08/2019
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Administração pela Faculdade Moraes Júnior Mackenzie, com Mestrado em Gestão Empresarial pela FGV. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1991, ocupou o cargo de Assessor Master pelo Banco do Brasil assessorando gestores de fundos de investimento em participações. Como conselheiro, atuou na CataNordeste, Deten Química, Tecban, Hortifruti, entre outras. Atualmente Gerente de Divisão de Governança de Fundos na Gerência de Investimentos da Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Juan Bosco Lopez Aranguren Membro Suplente 17/05/2018 23/08/2019
Graduado em administração de empresas pela Universidade Complutense de Madrid, possui MBA em Gestão de Empresas Energéticas pela Universidade de Nebrija e MBA em Finanças e Controladoria pelo Instituto de Empresa.
Iniciou sua carreira profissional na Salem Tube Inc (Estados Unidos) filial de Tubacex e, posteriormente, ocupou cargos na Iberdrola no Brasil de 1998 a 2001. Desde 2002 trabalha na Diretoria de Finanças e Recursos da Iberdrola, na area de Financiamento Estruturado.
Atualmente atua como responsável de Financiamento Estruturado para o grupo Iberdrola para supervisionar e propor operações de financiamento estruturado com o grupo
Aitor Aretxaide Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Atua como Gerente de Análise de Investimentos na Iberdrola, onde coordena a supervisão, aprovação e análise econômica dos principais projetos de investimento da Iberdrola.
Rafaela Goiria Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Atua como conselheira interna na Iberdrola, onde presta assistência jurídica em relação à negociação e execução de contratos e à elaboração de relatórios para o Departamento de Finanças da Iberdrola.
Alexandre José Fava de Souza Junior Membro Suplente 24/08/2017 23/08/2019
Graduado em Ciências Econômicas pela UFF, com MBA em Negócios Financeiros pelo IAG-PUC (RJ). Atualmente, é Analista na Diretoria de Participações da PREVI e foi membro do Comitê de Partes Relacionadas e da Comissão de Orçamento e Finanças Corporativas da CPFL Energia.
Tito Santos Tavares da Silva Membro Suplente 06/09/2018 23/08/2019
Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com especialização em Marketing pela Universidade Candido Mendes. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2002, ocupou o cargo de Gerente de Relacionamento e de Assessor em diversas Diretorias do Banco.
Atualmente Gerente de Divisão de Governança de Seleção de Ativos na Gerência de Investimentos na Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Comitê de Remuneração

 

Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
Jose Sainz Armada Presidente 24/08/2017 23/08/2019
Formado em direito e administração de empresas pela ICADE na Pontifícia Universidade de Comillas e um MBA do INSEAD. Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Iniciou sua carreira profissional na JP Morgan e, posteriormente, ocupou vários cargos na Corporação Bancaria de España, onde foi CFO de 1996 a 2000. Trabalhou no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, como Gerente Geral de Gestão de Ativos de 2001 a 2002 e Diretor Gerente de Valor Corporativo de 2000 a 2001. Também é membro do conselho da Jarama Desarrollos Inmobiliarios, SL e presidente da Querada, SL.
Jose Angel Marra Membro Titular 06/09/2018 23/08/2019
Possui Graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de Comillas (ICAI), completou MBA e o General Management Program (PDG) do IESE da Universidade de Navarra, fazendo também parte da primeira edição da versão executiva do IMD Global Leadership Program.
Anteriormente, trabalhou no setor financeiro (BBVA) e como vice-diretor financeiro na Indra Sistemas, S.A. Com extensa carreira profissional, ingressou na Iberdrola em 2009 como CFO da Iberdrola Renovables, desempenhando diferentes funções a nível global. Foi presidente do Conselho de Administração da Scottish Power Renovables, membro do Conselho da Iberdrola Renewables Holding Inc. (IRHI-EUA) e Presidente do Comitê de Auditoria. Em 2011 assumiu o cargo de Diretor de Serviços Comerciais e em 2015 foi nomeado Diretor de Serviços Globais da Iberdrola Renovables. Atualmente possui o cargo de Diretor de Recursos Humanos e Serviços Gerais.
Santiago Martinez Garrido  Membro Titular 24/08/2017 23/08/2019
Formado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid, graduado em Direito Empresarial pelo Centro Universitário San Pablo CEU, graduado da IESE Business School (Instituto de Estudos Superiores da Empresa – IESE) na Universidade de Navarra e com doutorado da Universidade Autônoma de Barcelona Atualmente detém cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Anteriormente atuou como procurador do Estado na Suprema Corte de Justiça da Catalunha e Castilla-La Mancha e no Ministério do Interior, como diretor do departamento jurídico do Ministério da Justiça. Também atuou como Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça da Espanha e do Secretário de Justiça da Espanha de 2000 a 2004. Foi membro do Conselho de Curadores da Royal Academy of Jurisprudence and Legislation em Madrid desde 2014. Além disso, atuou como membro do conselho de administração da Transmediterránea, Infoinvest e da Sociedad Estatal de Exposiciones Internacionales. Membro da Associação de Advogados de Madrid e advogado do governo regional de Castilla e León e do Conselho de Estado.
João Ernesto de Lima Mesquita Membro Titular 21/12/2017 23/08/2019
Formado em análise de sistemas pela Universidade Estácio de Sá, com MBA em finanças e controladoria pela FGV/RJ e pós-graduação em gestão de previdência complementar pela UFRJ. Gerente de Núcleo na PREVI, é membro do conselho de administração das empresas Newtel, Invitel, Sul 116 Participações, Litel S.A., Litela S.A. e 521 Participações S.A. É o representante da PREVI em comitês de assessoramento ao conselho de administração nas empresas Neoenergia e Invepar Participações.
Myrthes Cavalcante de Aguiar Membro Titular 06/09/2018 23/08/2019
Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ciência da Computação pela USP. Funcionária de carreira desde 1994, ocupou o cargo de Gerente das Divisões Carteira TVM e de Apoio á Gestão da Diretoria. Atualmente Gerente de Divisão de Carteiras e Projetos da Gerência de Investimentos da Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Fabricia Abreu Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Atua como Diretora de Diretrizes de Gestão e Talento na Iberdrola, gerenciando o desenvolvimento de recursos humanos, comunicações internas, mobilidade internacional e segurança no local de trabalho. Também atuou na Elektro como Diretora de Recursos Humanos, gerenciando recursos humanos, comunicações internas e externas, responsabilidade social e segurança no local de trabalho.
Armando Ugarriza Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Atua como Diretor de Remuneração e Aposentadoria de Empregados na Iberdrola, analisando e identificando as melhores práticas de remuneração dos empregados para atrair, reter e motivar os profissionais mais qualificados da Iberdrola e do grupo Iberdrola.
Andres Campaña Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Atua como Diretor de Serviços Jurídicos Globais para Finanças e Recursos da Iberdrola, prestando assessoria jurídica em matéria de financiamento e outros recursos e em assuntos administrativos, judiciais e de arbitragem.
Marília de Oliveira Carmo Membro Suplente 26/04/2018 23/08/2019
Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC-RJ e Mestrado em Administração com foco em Finanças também pelo IBMEC-RJ.
Funcionária de carreira do Banco do Brasil, onde ingressou em 1992, e onde exerceu diversas funções relacionadas à área de mercado de capitais, com destaque para as áreas de análise de renda fixa, renda variável e operações estruturadas, estruturação de produtos de renda fixa, gestão da carteira própria do BB Banco de Investimentos, tendo atuado como analista e gerente na Diretoria de Mercado de Capitais do BB e na Gestora de Recursos de Terceiros (BB DTVM).
Em 2013, foi cedida à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, onde atua até a presente data, na Gerência de Participações Mobiliárias e Governança da entidade, na função de Gerente de Núcleo. Essa gerência é responsável pela gestão e acompanhamento das participações acionárias da PREVI e do sistema de governança da entidade para suas participadas e no núcleo que gerencia é responsável por uma carteira composta por empresas como Invepar, BRF, Ambev etc.
Ao longo dos últimos 17 anos, vem atuando como membro indicado pelo BB e pela PREVI em diversos fóruns de governança das empresas participadas por essas instituições, tendo experiência em Conselho Fiscal (Multi-Car Rio Terminal de Veículos, Multi-Rio Operações Portuárias, Cata Nordeste, Kepler Weber), Conselho de Administração (Fiago Participações); Comitês de assessoramento a Conselhos e Administração (Comitê Financeiro em Paranapanema e Comitê de Obras, de Recursos Humanos e de Finanças da Invepar) e Reuniões Prévias de Acionistas da Invepar.
Cesar Marques Barreto Membro Suplente 13/03/2019 23/08/2019
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Administração pela Faculdade Moraes Júnior Mackenzie, com Mestrado em Gestão Empresarial pela FGV. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1991, ocupou o cargo de Assessor Master pelo Banco do Brasil assessorando gestores de fundos de investimento em participações. Como conselheiro, atuou na CataNordeste, Deten Química, Tecban, Hortifruti, entre outras. Atualmente Gerente de Divisão de Governança de Fundos na Gerência de Investimentos da Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Comitê de Partes Relacionadas
Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
Juan Carlos Rebollo Liceaga Presidente 24/08/2017 23/08/2019
Formado em administração de empresas, especializado em finanças, pela Universidade Comercial de Deusto Aualmente detém cargos de administração em várias empresas com o grupo Iberdrola. Anteriormente,  trabalhou na Arthur Andersen & Co.
Marília de Oliveira Carmo Membro Titular 26/04/2018 23/08/2019
Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC-RJ e Mestrado em Administração com foco em Finanças também pelo IBMEC-RJ.
Funcionária de carreira do Banco do Brasil, onde ingressou em 1992, e onde exerceu diversas funções relacionadas à área de mercado de capitais, com destaque para as áreas de análise de renda fixa, renda variável e operações estruturadas, estruturação de produtos de renda fixa, gestão da carteira própria do BB Banco de Investimentos, tendo atuado como analista e gerente na Diretoria de Mercado de Capitais do BB e na Gestora de Recursos de Terceiros (BB DTVM).
Em 2013, foi cedida à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, onde atua até a presente data, na Gerência de Participações Mobiliárias e Governança da entidade, na função de Gerente de Núcleo. Essa gerência é responsável pela gestão e acompanhamento das participações acionárias da PREVI e do sistema de governança da entidade para suas participadas e no núcleo que gerencia é responsável por uma carteira composta por empresas como Invepar, BRF, Ambev etc.
Ao longo dos últimos 17 anos, vem atuando como membro indicado pelo BB e pela PREVI em diversos fóruns de governança das empresas participadas por essas instituições, tendo experiência em Conselho Fiscal (Multi-Car Rio Terminal de Veículos, Multi-Rio Operações Portuárias, Cata Nordeste, Kepler Weber), Conselho de Administração (Fiago Participações); Comitês de assessoramento a Conselhos e Administração (Comitê Financeiro em Paranapanema e Comitê de Obras, de Recursos Humanos e de Finanças da Invepar) e Reuniões Prévias de Acionistas da Invepar.
Tito Santos Tavares da Silva Membro Titular 06/09/2018 23/08/2019
Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com especialização em Marketing pela Universidade Candido Mendes. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2002, ocupou o cargo de Gerente de Relacionamento e de Assessor em diversas Diretorias do Banco.
Atualmente Gerente de Divisão de Governança de Seleção de Ativos na Gerência de Investimentos na Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Francisco J. Hernando Isla Membro Suplente 28/09/2017 23/08/2019
Formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Comercial de Deusto. Ocupa atualmente cargos de administração em várias empresas do grupo Iberdrola. Atuou como membro do conselho de administração da Medgaz S.A.
João Ernesto Lima Mesquita Membro Suplente 26/04/2018 23/08/2019
Formado em análise de sistemas pela Universidade Estácio de Sá, com MBA em finanças e controladoria pela FGV/RJ e pós-graduação em gestão de previdência complementar pela UFRJ. Gerente de Núcleo na PREVI, é membro do conselho de administração das empresas Newtel, Invitel, Sul 116 Participações, Litel S.A., Litela S.A. e 521 Participações S.A. É o representante da PREVI em comitês de assessoramento ao conselho de administração nas empresas Neoenergia e Invepar Participações.
Cesar Marques Barreto Membro Suplente 06/09/2018 23/08/2019
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Administração pela Faculdade Moraes Júnior Mackenzie, com Mestrado em Gestão Empresarial pela FGV. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1991, ocupou o cargo de Assessor Master pelo Banco do Brasil assessorando gestores de fundos de investimento em participações. Como conselheiro, atuou na CataNordeste, Deten Química, Tecban, Hortifruti, entre outras. Atualmente Gerente de Divisão de Governança de Fundos na Gerência de Investimentos da Diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil.
Diretoria
Membro Cargo Data da Eleição e Posse Prazo do Mandato
Mario José Ruiz-Tagle Larrain Diretor Presidente 24/08/2017 24/08/2020
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Pontifícia Católica do Chile. Em 2002, exerceu o cargo de Diretor de Relações Institucional pela Iberdrola Energia do Brasil Ltda, em 2004 foi nomeado Diretor de Negócios Brasil na Iberdrola S.A. e em 2010 exerceu o cargo Country Manager da Iberdrola Brasil S.A. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Presidente do Grupo Neoenergia. Sr. Mario Ruiz, também, é membro do titular do Conselho de Administração das subsidiárias do Grupo Neoenergia.
Leonardo Pimenta Gadelha Diretor Executivo de Finanças e RI 18/03/2019 18/03/2022
Leonardo Gadelha é graduado em engenharia de produção pela PUC-RJ, CFA Chartholder, com especializações no MIT em Boston, IMD em Lausanne e Harvard Business School. Possui carreira de mais de 25 anos em finanças em bancos e empresas como JPMorgan, Vale e Tupy, tendo ocupado nos últimos 12 anos posições de CFO e Diretor de Relações com Investidores.
Solange Maria Pinto Ribeiro Diretora Presidente Adjunta 24/08/2017 23/08/2020
Diretora Presidente Adjunta da Neoenergia desde agosto/2017. Com mais 30 anos de experiência no setor, ingressou na Companhia em 2004, como diretora da área de Regulação e Meio Ambiente. Entre 2012 e Agosto de 2017, exerceu o cargo de Presidência da Holding. Na Neoenergia, é titular do Conselho de Administração das empresas do Grupo, dentre as quais Coelba, Celpe e Cosern. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, Vice Presidente do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema – ONS, e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Base – ABDIB.  Exerceu cargos de alta liderança em grandes empresas, como Chesf e Eletropaulo, além de ter atuado como consultora da National Economic Research Associates – NERA, em Washington. Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, e com mestrado na mesma área pela PUC-Rio, foi pesquisadora visitante do Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres.
Lara Cristina Ribeiro Piau Marques Diretora Executiva Jurídica 24/08/2017 23/08/2020
Graduada em Direito, Pós-Graduação em Direito Processual Civil e em Direito do Estado e da Regulação, com MBA em Telecomunicações e atualmente, é mestrando em Direito da Regulação na FGV. Diretora Executiva Jurídica. Foi Diretora Jurídica da TIM Brasil, TIM Participações, TIM Celular e TIM Nordeste. Atua há mais de 20 anos como responsável pelo Jurídico de grandes corporações e como membro de conselhos fiscais e de administração. Possui grande experiência em traduzir o complexo ambiente jurídico em estratégia de negócio e consolidada experiência na gestão de equipe, contencioso e demandas estratégicas.
Simone Aparecida Borsato Diretora Executiva de Desenvolvimento 24/08/2017 23/08/2020
Atualmente é Diretora Executiva de Desenvolvimento na Neoenergia. Anteriormente foi Diretora Executiva Financeira e de Relações com Investidores e Membro Suplente do Conselho de Administração da Elektro Redes S.A.. Executiva com mais de 30 anos de experiência na área Financeira, liderando as áreas de Tesouraria, Operações Financeiras, Relações com Investidores, Controladoria e Planejamento Financeiro, atuando nos setores de Energia, Químico/Petroquímico, Telecom e Madeireiro, em empresas de capital aberto, nacionais e multinacionais de grande porte, tais como Grupo Ultra, Eucatex e Bradesco. Formada em Administração de Empresas pela PUC/SP, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-MBA pela Saint Paul Escola de Negócios, além de Programas Executivos pelo IMD-International Institute for Management Development, Fundação Dom Cabral, Ohio University, Columbia University e Curso para Formação de Conselheiros de Administração no IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Membro do Conselho de Administração do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e vencedora do Prêmio Equilibrista (CFO do ano) pelo IBEF-SP em 2016.
Rogério Aschermann Martins Diretor Executivo de Recursos 24/08/2017 23/08/2020
Graduado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do vale do Paraíba com MBA em Gestão de Projetos pela IBMEC/IBTA. Ingressou na Elektro Redes em 2004, tendo atuado como Diretor de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, e Serviços Corporativos. Ocupou também posição de principal executivo de Sustentabilidade delineando as estratégias do grupo mundial e outras posições como Executivo em diversas áreas na Elektro por mais de 13 anos. Atualmente, exerce o cargo de Diretor Executivo de Recursos do Grupo Neoenergia.
André Moreira Diretor Executivo de Distribuição 07/02/2018 07/02/2021
Atualmente como Diretor Executivo de Distribuição da Neoenergia. Anteriormente foi Diretor Presidente da Coelba, já tendo exercido também as funções de Diretor Executivo Comercial e Planejamento de Mercado e da empresa de Comercialização, além de Diretor Executivo de Operações e Superintendente de Engenharia e Planejamento na Elektro por mais de 11 anos. Experiência em cargos executivos nas empresas Dell, AmBev e IBM. Engenheiro Eletricista formado na Universidade Federal de Itajubá – MG (EFEI) com MBA na FAAP/SP, MBA na Universidade AmBev, Pós-graduação em Qualidade na Unicamp, Cursos de Gestão no IMD (Suíça), MIT (EUA) e ESADE (Espanha). Curso preparatório de Conselheiro no IBGC. Conselheiro fundador da UTCAL (Utilities Technology Council Latin America), tendo sido presidente do Conselho pelos primeiros 2 mandatos (4 anos).
Laura Cristina da Fonseca Porto Diretora Executiva de Renováveis 24/08/2017 23/08/2020
Graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade/Universidade da Bahia. Exerceu o cargo Country Manager, Iberdrola Renováveis do Brasil, empresa do grupo Iberdrola. Está no Grupo Neoenergia, desde agosto de 2017, e atualmente é Diretora Executiva de Renováveis, do Grupo Neoenergia. Sra. Laura, também, é Diretora de Operações das subsidiárias do segmento de geração eólica e Diretora da Enerbrasil Renováveis do Brasil S.A.
Eduardo Capelastegui Saiz Diretor de Executivo de Controle Patrimonial e Planejamento 24/08/2017 23/08/2020
Licenciado em Ciências Económicas e Empresariais (especialidade Financeira)      Universidade Comercial de Deusto. Neoenergia S.A. Ingressou no Grupo Iberdrola, em 1998, atuando como Senior Consultant: Management Consulting, Diretor Planejamento e Controle Negócio Redes Brasil, Chile, Bolívia e Guatemala e Diretor Planejamento e Controle Sul América (Brasil, Chile e Bolívia). Atualmente, exedrce o cargo de Diretor de Controladoria no Grupo Neoenergia.