Neoenergia entra no top 3 do setor de energia com a melhor reputação no Brasil
A Neoenergia está entre as três empresas do setor de energia elétrica com melhor reputação no Brasil, segundo o ranking do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa 2022 (Merco), divulgado em março deste ano. A companhia contabilizou 3.619 pontos, alcançando o 91º lugar entre empresas de todos os setores, se posicionando pela primeira vez entre as 100 primeiras colocadas no ranking. O marco reforça os recentes compromissos públicos assumidos pela empresa, como a expansão dos negócios em Renováveis, com novos projetos de geração eólica e solar, e em transmissão, além das metas ESG, que estão em coerência com o movimento de transição justa do setor de energia.
A classificação é feita anualmente pela publicação. Para a atual edição, foi realizada no Brasil uma pesquisa de campo, entre julho e dezembro de 2022, com mais de 5 mil entrevistas com representantes das diretorias das empresas que têm faturamento superior a U$ 40 milhões. Eles apontaram as empresas de melhor reputação, levando em consideração fatores como resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, ética e outros.
Em 2022 a Neoenergia apresentou uma performance que se destacou no setor de energia. O lucro da companhia registrado no período foi de R$ 4,7 bilhões, e os primeiros resultados das metas de ESG para 2025 e 2030 foram apresentados. Destaque para digitalização de redes (74,5%), posição de mulheres em cargos de liderança (28,8%), diversidade racial (30%) e fornecedores com práticas sustentáveis (75%).
O resultado apontado pelo ranking da Merco Digital reforça o compromisso da Neoenergia na busca pela excelência do serviço prestado no Brasil. Em 2022, A Neoenergia e seis de seus negócios foram classificados na edição especial da revista Exame “Melhores e Maiores 2022″. No setor de energia, a Neoenergia Brasília, incorporada em março de 2021, fez sua estreia. O ranking também inclui: a holding; duas transmissoras; e três distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Elektro (SP e MS).
Em 2021, a empresa foi destaque no Valor 1000. O grupo ficou na 25ª posição entre as maiores empresas do Brasil, pelos resultados de 2020, e constou como a 22ª maior companhia no Sudeste. Também ficou entre as 20 de maior lucro líquido, em 12º lugar em lucro da atividade e em 16º em patrimônio líquido.