Neoenergia Investor Day 2021: Companhia detalha ao mercado sua estratégia de crescimento com geração de valor


Empresa reuniu principais executivos para apresentar estratégias e objetivos focados nos negócios para os próximos anos 

A Neoenergia realizou o seu primeiro Investor Day em São Paulo, reforçando a sua premissa de atuar com transparência e promover a geração de valor sustentável para seus stakeholders. Com presença de analistas e investidores de mercado, o evento foi conduzido pelos principais executivos da companhia, que fizeram uma retrospectiva dos últimos anos, mostraram as entregas mais relevantes da empresa, além de abordarem as perspectivas do setor. Foram destaques as frentes estratégicas de Crescimento Orgânico do Mercado de suas Concessões, oportunidades em Renováveis, Digitalização, Regulação, Liberalização de Mercado e ESG (fatores ambientais, sociais e de governança da empresa).

Foi um grande prazer poder ter a oportunidade de celebrar o nosso primeiro Investor Day de forma presencial. Sinto orgulho do que é a Neoenergia hoje, uma empresa pioneira, moderna, com um time engajado e resultados de acordo com o que nos comprometemos no momento em que fizemos o IPO. Tenho muita confiança no que essa equipe de direção e os quase 16 mil colaboradores da companhia estão fazendo e no que iremos realizar nos próximos anos“, diz CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Para o diretor de Relações com Investidores da Neoenergia, Renato Rocha, “este evento foi uma oportunidade diferenciada de compartilhar um conhecimento aprofundado sobre o funcionamento da nossa empresa e suas diretrizes com máxima clareza e transparência, além de promover um contato mais próximo dos nossos executivos com o nosso público de investidores.”

Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as principais entregas de transmissão e renováveis, como a energização do segundo trecho da linha de transmissão Santa Luzia, que compreende a conexão entre as subestações Santa Luzia II (Paraíba) e Milagres II (Ceará). A energização aconteceu após a obtenção da Licença de Operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A LT faz parte do lote 6 do leilão de transmissão de dezembro de 2017 e, com essa etapa concluída, a linha estará totalmente operacional. O empreendimento, entregue com 16 meses de antecipação em relação ao prazo contratual da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contribuirá com o escoamento da geração de energia limpa na região, onde a companhia já possui parques eólicos em operação. Na região, está ainda o parque solar Luzia, cujas obras foram iniciadas em maio e será o primeiro empreendimento da companhia para geração fotovoltaica centralizada.

Com foco na descarbonização, a Neoenergia acelerou as obras dos seus maiores projetos em energia renovável​ no País e antecipou a entrega dos primeiros parques do projeto eólico Chafariz​, localizado na Paraíba. No último trimestre, a companhia iniciou a operação de quatro parques do empreendimento, que somam capacidade instalada de 184 MW, energia que já beneficiou o sistema elétrico neste momento de escassez hídrica.

A operação comercial das primeiras unidades geradoras do projeto eólico Chafariz foi iniciada em julho, com 17 meses de antecipação em relação ao início da vigência do contrato no mercado regulado. Hoje, o empreendimento já conta com mais de 50 aerogeradores ativos distribuídos em três parques.

O futuro é promissor e a Neoenergia continuará sendo um case de crescimento com eficiências para gerar valor. Tivemos um crescimento orgânico das distribuidoras e elevado crescimento em renováveis com muito a percorrer para cumprirmos nosso objetivo de neutralidade das emissões em 2050. Tenho uma visão otimista de que as mudanças focadas na descarbonização, descentralização e digitalização irão trazer oportunidades únicas para o Brasil e para o planeta como um todo. Temos um grande potencial e o setor elétrico será um agente essencial nessa transição, sempre aliado à inovação”, afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.