Neoenergia tem novo CEO


A Neoenergia apresenta seu novo CEO, Eduardo Capelastegui, que assume, hoje (15/07), a liderança da companhia. A mudança acontece no mesmo mês em que a empresa completa 25 anos​ de história no Brasil, com protagonismo no setor elétrico e pioneirismo nas ações em prol do desenvolvimento econômico e sustentável no país.

O Conselho de Administração da Neoenergia aprovou o executivo como novo CEO, que assumirá em substituição a Mário Ruiz-Tagle, que, depois de cinco anos à frente da companhia, ocupará outro cargo dentro do Grupo Iberdrola.

Liderar uma empresa comprometida com o futuro demanda foco, disciplina, confiança e determinação. Para chegar até aqui e ir adiante, o trabalho em equipe é fundamental. Por isso, ressalto o talento e reconheço o esforço de todo o time da Neoenergia, carregando sempre comigo o dever de acompanhar e fornecer um serviço de qualidade para impactar positivamente a vida dos nossos quase 16 milhões de clientes​”, destaca Capelastegui.

Ao ser questionado sobre um de seus principais objetivos neste novo cargo, Eduardo reforça​: “Levarei sempre comigo o dever de fornecer um serviço de qualidade para impactar positivamente a vida de todos os nossos clientes“.

Trajetória profissional

Até o momento, Eduardo Capelastegui atuava como Diretor-Executivo de Controle Patrimonial e Planejamento da Neoenergia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de energia, passou a integrar o time da Iberdrola em 1998. Chegou ao Brasil em 1999, quando assumiu a gestão de controle das participações da Iberdrola no país, no Chile e na Bolívia. Mais tarde, em 2016, conquistou cargo na diretoria da Neoenergia. Durante todo esse período, atuou em áreas relacionadas a Controle, Planejamento e Administração. Formado em Ciências Econômicas e Administração, com especialização em Finanças, também teve passagem por quatro anos na Andersen Consulting, na área de Gestão Estratégica de Serviços.

“Acompanho com orgulho o desenvolvimento da Neoenergia no mercado brasileiro, sempre em linha com seu propósito e valores, pautando o crescimento em princípios de rentabilidade, de ética e de transparência”, afirma Capelastegui.

Ao longo de sua trajetória, destaca-se o desempenho na condução da gestão financeira e de controle. Na Neoenergia, é relevante o crescimento de ativos e de resultados, com registro dez vezes maior do lucro líquido nos últimos cinco anos.

25 anos de história da companhia

A empresa é orientada ao longo desses mais de 20 anos por uma estratégia sustentável, com investimentos em todos os segmentos do setor elétrico, que reforça o compromisso com a criação de valor para a sociedade, acionistas, clientes, e todos os colaboradores.

Esses atributos da Neoenergia foram reconhecidos com o Troféu Transparência, da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), entregue neste ano. A conquista posiciona a companhia entre as dez empresas com receita líquida acima de R$ 8 bilhões que apresentam elevada qualidade e transparência das informações financeiras prestadas ao mercado, assim como consistência do relatório de administração e aderência aos princípios contábeis. 

A gestão de Eduardo Capelastegui também é marcada pelo lançamento da primeira edição do Relatório Anual de Transparência Fiscal. A política fiscal corporativa integra o sistema de governança e compliance, que reúne as normas e os princípios que regem a organização, a operação e as relações do Grupo Neoenergia.

Além de informar voluntariamente o detalhamento das contribuições tributárias de 2021, a publicação reforça o compromisso com a sociedade para garantir princípios éticos de governança corporativa em conformidade com a legislação brasileira e boas práticas internacionais. ​