Perfil Corporativo e Histórico

Perfil Corporativo

A Neoenergia é uma companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, a empresa é uma companhia integrada de energia que se apresenta em três segmentos estratégicos de atuação: (i) Redes – distribuição e transmissão; (ii) Renováveis – geração eólica, hidrelétrica e Solar e (iii) Liberalizado – geração térmica e comercialização de energia. Exerce suas atividades em 18 estados e no Distrito Federal, com forte presença na Região Nordeste, uma das regiões que mais crescem no país em termos de PIB e populacionais.

Abrangendo uma área de concessão de cerca de 841 mil quilômetros quadrados e com aproximadamente 15,8 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF)–, a Neoenergia é responsável por levar energia a 37 milhões de pessoas, sendo o segundo maior player de distribuição do Brasil em número de consumidores e RAB.

A Neoenergia também atua no setor de transmissão de energia elétrica, que compreende a operação e manutenção de linhas de transmissão e de subestações em tensão igual ou superior a 230 kV e que fazem parte do SIN – Sistema Interligado Nacional. A remuneração destes ativos se dá por meio de Receitas Anuais Permitidas – RAP, resultante dos Leilões de Transmissão e/ou de resoluções autorizativas. Entre ativos em operação e em construção, a Companhia possui um portfólio de 18 ativos (8,6 mil km de linhas e 26 subestações), sendo 9 operacionais (2,3 mil Km e 11 subestações) e 9 lotes em construção (6,3 mil km e 15 subestações).

Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo tem capacidade instalada de 5,2 GW, além disso conta com pipeline greenfield de 4,8 GW de capacidade instalada potencial. A capacidade instalada total é dividida da seguinte forma: (a) 3 GW de hidro (b) 1,6 GW é referente às eólicas, (c) 0,1 GW dos parques solares e (d) 0,5 GW da usina térmica -Termopernambuco.

Nossa plataforma de geração está baseada em matrizes de fontes limpas, com significativa participação de renováveis, possuindo concessões de longa duração e contratos de comercialização de longo prazo no mercado regulado (CCEAR´s). Acreditamos que a diversidade da matriz, aliada à nossa presença nos segmentos de distribuição, transmissão, geração e comercialização, permite-nos consistência na geração de resultados e mitigação de riscos.

Fundada em 1997, com a privatização das concessionárias de distribuição dos estados da Bahia (Neoenergia Coelba) e do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), e tendo adquirido a Neoenergia Pernambuco em 2000, a Neoenergia é uma das maiores empresas integradas do setor de energia elétrica latino-americano.

Este crescimento se deu essencialmente de forma orgânica, impulsionado por investimentos relevantes em melhoria de qualidade, na universalização do acesso à energia em suas áreas de concessão e pelo desenvolvimento de projetos greenfield de geração, principalmente a partir de fontes limpas, além de linhas de transmissão.

A incorporação da Neoenergia Elektro, em agosto de 2017, consolidou a Neoenergia como uma empresa de energia elétrica integrada de referência na América Latina com presença em distribuição em São Paulo, o estado mais desenvolvido do Brasil.

Com a aquisição da distribuidora Neoenergia Brasília (antiga CEB-D), em março de 2021, a Neoenergia passa a assumir a distribuição de energia para os clientes do Distrito Federal, com o compromisso de ampliar os investimentos e adotar um modelo de gestão eficiente que assegure a disponibilidade do serviço e o respeito aos recursos humanos e naturais. A incorporação da Neoenergia Brasília contempla uma oportunidade de ganho de sinergia com as demais concessionárias do grupo.

 

Histórico

A Companhia iniciou seus investimentos em 1997 no segmento de distribuição de energia com a aquisição, no leilão de privatização, da Neoenergia Coelba, maior empresa de distribuição do Nordeste, pelo consórcio Guaraniana.

1997
1999
2000
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021